A presente obra está protegida ao abrigo do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

A utilização não autorizada – além do uso como breve citação em artigos e críticas – pode configurar a prática de um crime de usurpação ou contrafacção (arts. 195o e 196o do CDADC) para além de incorrer em irresponsabilidade civil conducente a um pedido de indemnização.

 

© 2017, VIENOL

HISTÓRIAEMPRESA

35 

ANOS AO SEU SERVIÇO

No final dos anos 60, a firma C. da Silva (Vinhos) Lda., utilizava os produtos enológicos das firmas H. Klein & Cª. e Derivados da Uva, Lda. Tendo a primeira encerrado a actividade em 1973 e a segunda estando a reduzi-la, alguns produtos que forneciam começaram a ser produzidos na própria C. da Silva sob orientação da Eng.ª Maria Luíza Lima, então Directora de Produção dos Armazéns da Chavinha da C. da Silva, que estava em grande desenvolvimento. 

Contudo, não sendo esta a vocação da C. da Silva, o Sócio Eng.º Artur da Silva fundou com a Eng.ª Maria Luíza Lima e o Sr. António Domingues de Sousa, em 1982, a VIENOL – Produtos Enológicos, Lda. 

Já na sua génese, a VIENOL começou com um passo à frente, pois privilegiou do vanguardismo industrial da VINIPAL - empresa do Eng.º Artur da Silva, especializada na concepção e produção de equipamento vocacionado à indústria alimentar - que naturalmente forneceu tudo o que a VIENOL necessitou. 

 

No entanto, a VIENOL não teve o crescimento expectável, pois em simultâneo, a Eng.ª Maria Luíza geria a Quinta do Cardo e posteriormente a Quinta do Grifo, ambas premiadas: 

Wine Spectator - Best Buy
Quinta do Cardo Tinto                          1989
IVV - Melhor Vinho da Produção
Quinta do Cardo Branco                       1988/90/93/94/96
Concurso Internacional de Vinhos
Cidade do Porto 1998 - Medalha de Ouro
Quinta do Cardo Branco                       1996
Epicur - Melhor Touriga Nacional
(prova cega)
Quinta do Cardo                                 1998
Casa do Douro - Medalha de Ouro
Quinta do Grifo                                   2002

Em 2006, com a venda da Quinta do Grifo,

a Eng.ª Maria Luíza dedica-se exclusivamente à VIENOL tendo esta beneficiado de novo folgo.

Recomeça um período de progressão assertiva, surgindo em 2014 a necessidade de implementar um Sistema de Gestão da Qualidade, visando o acompanhamento das exigências crescentes dos seus clientes. 

 

PROGRESSÃO VIENOL

Os clientes poderão assim contar com a experiência adquirida ao longo de mais de 25 anos, como produtora de vinhos, da Eng.ª Maria Luíza, Gerente da VIENOL.

VISÃO EMPREENDEDORA